CURSO DE INVA
O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial. O curso de Instrutor de Voo permite, ainda, que o piloto de avião atue como instrutor em escolas de aviação civil.
PASSOS PARA INICIAR O CURSO INSTRUTOR DE VOO - INVA
Primeiro passo
Para pilotar ultraleves, você precisará ter um CMPU (Certificado Médico para Pilotar Ultraleves) ou CMA (Certificado de Capacidade Física).
Para Obter o CMPU ou CMA, você precisa fazer os seguintes exames (em qualquer laboratório - utilize o seu convênio):
- Glicemia
- Creatinina
- Tipagem Sanguínea
- Hemograma
- Lipidograma Colesterol total e frações + Triglicérides
- Eletrocardiograma (Menor de 40 anos)
- Teste ergométrico (Acima de 40 anos)
De posse destes exames, fazer uma consulta com o Dr. Dálio, Dr. Capalbo ou Dr. Boranga (em São Paulo ou em Tatuí (para obter os telefones, entre em contato conosco) e este emitirá um certificado de capacidade física que nós enviaremos para a ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) ou ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e esta emitirá o seu CMPU ou CMA que será válido por 2 anos.
Segundo passo
Você precisará fazer um curso teórico.
A ARES tem um método inteligente para que voce possa aprender as matérias sem perder muito tempo e durante os finais de semana. Estas matérias são ministradas na escola, sendo uma matéria por final de semana (sábado e domingo) das 9:30 as 12:00. Ao final do curso, você prestará uma prova teórica destas matérias, caso seja reprovado em alguma, após 15 dias poderá prestar novamente.
Durante este tempo, você já pode e deve ir fazendo suas aulas práticas (voos), em média, um aluno aprende a voar e fazer as manobras de emergência com 35 horas. Algumas pessoas levam menos ou mais tempo, dependendo de cada um, de sua disponibilidade, habilidade, etc...
Os alunos escolhem e marcam seus dias e horários de vôo e comunicam a escola ou a um dos instrutores.
Restrições Médicas
Falando em restrições, são muito poucas, temos pilotos com mais de 90 anos, pilotos que não tem uma mão, cego de um olho, etc... A legislação médica para pilotos de ultraleves é bem parecida com a legislação do DETRAN, basicamente, quem pode dirigir um automóvel, pode pilotar um ultraleve.
TEÓRICO
A carga horária do curso é de 65 horas-aula, realizadas em regime intensivo: 8 horas de aula por dia, com aulas de segunda a sexta-feira via EAD. O curso tem duração aproximada de 9 dias, e é ministrado pela ESCOLA DEMOISELLE, uma parceira ARES.
O material didático está incluído no valor do curso e é entregue ao aluno no primeiro dia de aula.
O programa consta das seguintes disciplinas:
- Relações Interpessoais;
- Recursos AudioVisuais;
- Instrutor e a Comunicação;
- Fichas de Voo;
- Briefing e Debriefing;
- Medicina Aeroespacial;
- Direitos Aeronáuticos;
- Segurança de Voo;
- Sistema de Aviação Civil;
- Processo Ensino – Aprendizagem
PRÁTICO
Pré-requisitos para obtenção do INVA:
- Ensino médio (2º grau) completo
- Possuir o certificado médico aeronáutico (CMA) de 1ª Classe
- Possuir o certificado de habilitação técnica de Piloto Comercial
TREINAMENTO PRÁTICO
Está dividido em 26 horas, sendo:
- 04 horas de adaptação (caso não tenha experiência em aeronave Cessna 152);
- 17,5 horas de preparação do Instrutor;
- 07 horas de navegação;
- 1,5 horas de voo de Cheque com examinador credenciado pela ANAC.