CURSO DE CPD

A habilitação "CPD" (Certificado de Piloto Desportivo), o piloto poderá realizar vôos local dentro de um raio de até 27 NM do aeródromo de origem, em aeronaves ultraleves, Basica e Avançada é necessário CMA válido e cumprir um programa teórico e prático.

PASSOS PARA INICIAR O CURSO DE PILOTO DE RECREIO - CPD

Primeiro passo

Para pilotar ultraleves, você precisará ter um CMPU (Certificado Médico para Pilotar Ultraleves) ou CMA (Certificado de Capacidade Física).
Para Obter o CMPU ou CMA, você precisa fazer os seguintes exames (em qualquer laboratório - utilize o seu convênio):

  • Glicemia 
  • Creatinina 
  • Tipagem Sanguínea 
  • Hemograma 
  • Lipidograma Colesterol total e frações + Triglicérides 
  • Eletrocardiograma (Menor de 40 anos) 
  • Teste ergométrico (Acima de 40 anos)

De posse destes exames, fazer uma consulta com o Dr. Dálio, Dr. Capalbo ou Dr. Boranga (em São Paulo ou em Tatuí (para obter os telefones, entre em contato conosco) e este emitirá um certificado de capacidade física que nós enviaremos para a ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) ou ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e esta emitirá o seu CMPU ou CMA que será válido por 2 anos.

Segundo passo

Você precisará fazer um curso teórico.

A ARES tem um método inteligente para que voce possa aprender as matérias sem perder muito tempo e durante os finais de semana. Estas matérias são ministradas na escola, sendo uma matéria por final de semana (sábado e domingo) das 9:30 as 12:00. Ao final do curso, você prestará uma prova teórica destas matérias, caso seja reprovado em alguma, após 15 dias poderá prestar novamente.

Durante este tempo, você já pode e deve ir fazendo suas aulas práticas (voos), em média, um aluno aprende a voar e fazer as manobras de emergência com 35 horas. Algumas pessoas levam menos ou mais tempo, dependendo de cada um, de sua disponibilidade, habilidade, etc...

Os alunos escolhem e marcam seus dias e horários de vôo e comunicam a escola ou a um dos instrutores.

Restrições Médicas

Falando em restrições, são muito poucas, temos pilotos com mais de 90 anos, pilotos que não tem uma mão, cego de um olho, etc... A legislação médica para pilotos de ultraleves é bem parecida com a legislação do DETRAN, basicamente, quem pode dirigir um automóvel, pode pilotar um ultraleve.


TEÓRICO

No curso está previsto uma carga mínima de 36 horas de aulas teóricas, sendo as mesmas ministradas em salas de aula e nas oficinas da ARES. Será tomado como base o conteúdo programático da Apostila da ANAC.

Após o cumprimento da carga teórica o aluno deverá realizar e ser aprovado em uma avaliação escrita. Esta avaliação é aplicada por pessoa credenciada pela "ANAC".

O programa consta das seguintes disciplinas:

Regulamentos
Conhecimentos Técnicos
Teoria de Voo
Meteorologia

PRÁTICO

Pré-requisitos para obtenção do CPD:

  • Exame médico de 4ª classe válido;
  • Matriculado na escola ARES;
  • Ser aprovado em exame teórico
  • Cumprir no mínimo de 15 horas de vôo, sendo 2 horas de vôo solo - ARES;
  • Mínimo de 18 anos;
  • Toda a documentação será solicitada ao aluno no momento da matrícula junto à escola.

TREINAMENTO PRÁTICO

O programa com carga mínima de 15 h e voo, devendo ser realizado em missões pré-estabelecidas, com aprovação em cada uma delas. Durante a realização das horas necessárias ao cumprimento do programa, o aluno passará por um voo de "check" para a realização do voo solo. No mínimo o aluno voará por 2 horas em vôo SOLO, durante o cumprimento do programa. Para o início das aulas práticas o aluno deve estar com o certificado médico aeronáutico de 4ª classe válido.

Não é necessário estar aprovado no exame teórico para iniciar as aulas práticas. As instruções de voo, e o voo de check, somente poderão ser realizados por pessoa credenciada pela ANAC/ABUL.