CURSO DE CPA
O Curso de CPA é constituído da parte teórica e pratica e habilita o Piloto a comandar as Aeronave Ultraleve EXPERIMENTAL do Básico ao Avançado, Realizando vôos de navegação (viagem) em todo território Nacional, atendendo as normas e legislação. Não é necessário qualquer experiência ou conhecimentos anteriores, havendo dedicação no final do curso você irá aprender Pilotar uma Aeronave Ultraleve com Segurança.
O Aluno matriculado na escola e no curso teórico, poderá iniciar aulas Práticas de voo, com seu CMA (Certificado Médico Aeronáutico) 4º classe.
PASSOS PARA INICIAR O CURSO DE PILOTO AERODESPORTIVO - CPA
Primeiro passo
Para pilotar ultraleves, você precisará ter um CMPU (Certificado Médico para Pilotar Ultraleves) ou CMA (Certificado de Capacidade Física)
Para Obter o CMPU ou CMA, você precisa fazer os seguintes exames (em qualquer laboratório - utilize o seu convênio):
- Glicemia
- Creatinina
- Tipagem Sanguínea
- Hemograma
- Lipidograma Colesterol total e frações + Triglicérides
- Eletrocardiograma (Menor de 40 anos)
- Teste ergométrico (Acima de 40 anos)
De posse destes exames, fazer uma consulta com o Dr. Dálio, Dr. Capalbo, Dr. Ramos ou Dr. Boranga (em São Paulo ou em Tatuí (para obter os telefones, entre em contato conosco) e este emitirá um certificado de capacidade física que nós enviaremos para a ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) ou ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e esta emitirá o seu CMPU ou CMA que será válido por 2 anos.
Segundo passo
Você precisará fazer um curso teórico.
A ARES tem um método inteligente para que voce possa aprender as matérias sem perder muito tempo e durante os finais de semana. Estas matérias são ministradas na escola, sendo uma matéria por final de semana (sábado e domingo) das 9:30 as 12:00. Ao final do curso, você prestará uma prova teórica destas matérias, caso seja reprovado em alguma, após 15 dias poderá prestar novamente.
Durante este tempo, você já pode e deve ir fazendo suas aulas práticas (vôos), em média, um aluno aprende a voar e fazer as manobras de emergência com 35 horas. Algumas pessoas levam menos ou mais tempo, dependendo de cada um, de sua disponibilidade, habilidade, etc...
Os alunos escolhem e marcam seus dias e horários de vôo e comunicam a escola ou a um dos instrutores.
Restrições médicas
Falando em restrições, são muito poucas, temos pilotos com mais de 90 anos, pilotos que não tem uma mão, cego de um olho, etc... A legislação médica para pilotos de ultraleves é bem parecida com a legislação do DETRAN, basicamente, quem pode dirigir um automóvel, pode pilotar um ultraleve.
TEÓRICO
No curso Teórico com carga mínima de 36 horas de aulas teóricas e serão ministradas por profissionais instrutores cadastrados na ANAC em salas de aula e oficinas da ARES. Todo conteúdo programático está baseado conforme normas ANAC.
Após o termino do curso teórico o aluno estará preparado para realizar sua avaliação teórica através banca ANAC.
Esta avaliação é aplicada por pessoa credenciada pela "ANAC".
Regulamentos
Conhecimentos Técnicos
Teoria de Voo
Meteorologia
Navegação
PRÁTICO
Pré-requisitos para obtenção do CPA:
- Matriculado na escola ARES;
- Mínimo de 18 anos;
- Ter completado ensino fundamental (2º Grau);
- Exame médico de 4ª classe válido;
- Ser aprovado em teste teórico ANAC;
- Cumprir no mínimo de 30 horas de vôo, incluindo as navegação.
TREINAMENTO PRÁTICO
O programa com carga mínima de 30h de voo, incluindo 2h de navegação.
Para o início das aulas práticas o aluno deve estar com o certificado médico aeronáutico de 4ª classe válido.
Não é necessário estar aprovado no exame teórico para iniciar as aulas práticas.
As instruções de voo, e o voo de check, serão realizadas por pessoa credenciada ANAC.